Como escolher um host: fatores a considerar

Todas as empresas de hospedagem, incluindo revendedores, que estão por aí hoje e com todas as promessas que fazem, escolher um host nem sempre é fácil. Aqui estão cinco fatores que você deve considerar ao comparar os hosts da Web e seus planos de hospedagem:

Apoio, suporte

Mesmo se você preferir suporte por email, verifique se a empresa oferece pelo menos um número de suporte gratuito. Verifique as horas que estão disponíveis. Se algo acontecer e seu site cair, alguém estará lá para ajudá-lo? Também descubra que tipo de documentos de suporte eles disponibilizam para seus clientes, que você pode usar para encontrar respostas para suas próprias perguntas. No mínimo, envie um e-mail para a empresa de hospedagem com algumas perguntas e veja quanto tempo demora para responder a você. Uma boa empresa de hospedagem irá lhe responder em questão de algumas horas se você enviá-las por e-mail em um dia da semana (algumas até no final de semana).

Planos de Preços

Não se preocupe tanto com o preço mensal exato, mas com a forma como você deve pagar. É melhor encontrar um anfitrião que lhe permita pagar numa base mensal a um que exige que pague antecipadamente, seja durante três meses, seis meses ou até um ano ou mais. Não confie apenas que uma empresa de hospedagem estará por perto por muito tempo, ou que eles deixarão você sair do negócio sem problemas se você achar que o serviço deles é menos do que satisfatório. Comparar o preço simples por mês pode ser enganoso, porque você precisa considerar todos os pequenos detalhes oferecidos entre dois pacotes de hospedagem concorrentes.

Serviços e Recursos

A maioria dos sites de pequenas empresas ficaria bem com espaço de 100 MB e, às vezes, menos, se eles não tivessem um site com imagem pesada. Outros sites exigem mais espaço e largura de banda, porque eles hospedam muitos arquivos de imagem, áudio ou vídeo. Você deve descobrir o que você precisa e comparar serviços semelhantes de diferentes empresas de hospedagem. Por exemplo, você precisa hospedar nomes de domínio ilimitados? Você precisa ser capaz de criar subdomínios ilimitados? Você quer acesso ao Fantastico? Você precisa de um certo número de endereços de e-mail incluídos? Você precisa de acesso para configurar um banco de dados MySQL ou até mesmo bancos de dados ilimitados? Você precisa de um provedor de hospedagem que inclua um pacote de estatísticas? Você precisa ter extensões do FrontPage ou suporte para comércio eletrônico? Você quer uma empresa de hospedagem que fornece modelos de sites gratuitos? Esses são todos os recursos diferentes que você deve considerar ao avaliar um plano de custo mais baixo que pode não tê-los, em comparação com um plano de custo mais alto.

Sua história

Descubra quanto tempo a empresa de hospedagem está no mercado. Um número maior de novas empresas de hospedagem não sobrevive após o primeiro ano. Portanto, inscrever-se em uma conta com uma empresa que já está em atividade há vários anos é geralmente a melhor ideia. Você pode descobrir há quanto tempo uma empresa de hospedagem está no mercado executando uma pesquisa WhoIs no nome do domínio para ver quando foi registrada originalmente. Você também deve pesquisar na Web os comentários sobre a empresa de hospedagem em que está interessado. Não acredite apenas nos depoimentos de seus próprios sites. Especificamente, procure revisões negativas para ver quais foram as reclamações anteriores.

Sua liberdade

Antes de se inscrever em qualquer empresa de hospedagem, descubra o tipo de liberdade que você terá ou não ao gerenciar seu site por meio deles. Algo tão simples como e-mail na lista negra pode ser ignorado. Por exemplo, digamos que você administre uma pequena empresa e queira gerar um boletim informativo para toda a empresa. Você pode se inscrever para serviços de marketing por e-mail por meio de empresas como a Constant Contact. Se seus funcionários tiverem um endereço de e-mail associado à sua conta de hospedagem, você poderá descobrir da maneira mais difícil que seus funcionários não poderão receber seus boletins informativos. Por exemplo, se você estivesse hospedado no GoDaddy.com, descobriria que eles impedem que determinados provedores de e-mail enviem e-mails para seus clientes. Assim, com o Constant Contact na lista negra (que estava na última verificação), você seria forçado a se inscrever em um novo serviço de gerenciamento de email ou em um novo provedor de hospedagem. Alguns anfitriões, como o HostGator.com, permitem-lhe decidir quem pretende colocar na lista negra e na lista de autorizações, pelo que é totalmente livre para utilizar os serviços externos que escolher. Se você tem um site pessoal muito pequeno, talvez esteja disposto a desistir de alguma liberdade para as economias que encontrar. Mas se você é proprietário de uma empresa, verifique todos os detalhes sobre os tipos de liberdade que você terá e não terá ao veicular o site da sua empresa por meio de qualquer possível provedor de hospedagem.